Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Transtorno autista. Mundança de Profissionais Deve Ser Gradativo

Mudanças dos profissionais que atendem pessoa com transtorno autista, mesmo para os disponibilizados pelo plano de saúde, deve ser realizado de forma gradativa.

há 3 anos


Interessante caso em que foi reconhecido o problema da mudança dos profissionais que atendem pessoa com transtorno autista. A transição dos profissionais, mesmo para os que estejam credenciados na rede do plano de saúde, deve ser gradativo conforme desenvolvimento da confiança do paciente com os profissionais da rede.

Agravo de Instrumento nº.: 0809737-77.2019.8.10.0000 - 1a Câmara Cível

Data da Ementa: 05/06/2020

Plano de Saúde: UNIMED DE BELEM COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO

Síntese: Trata-se de recurso impetrado contra Tutela Antecipada concedida para imputar ao plano de saúde o pagamento de sessões de terapia ABA e análise por 09 horas semanais pelo período indicado pelo profissional.

Em razões recursais, o plano de saúde sustenta inexistência de urgência e perigo de dano para deferimento da liminar, com os seguintes fundamentos: (1) o menor já realiza o tratamento desde 2012 custeado pelos genitores; (2) existência de profissionais e rede clínica credenciada; (3) ausência de probabilidade do direito.

Não obstante o plano de saúde disponibilizar profissionais especializados, não pode exigir mudança imediata dos profissionais que atendem o paciente, posto a possibilidade de implicar graves danos ao paciente. A relação de confiança é formada gradualmente, de modo que a transição dos profissionais deve ser gradativa, conforme a aceitação do paciente.

Posto isto, o Tribunal negou provimento ao agravo de instrumento.

  • Publicações6
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações148
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transtorno-autista-mundanca-de-profissionais-deve-ser-gradativo/1111258322

Informações relacionadas

Paulo Silva, Advogado
Modeloshá 2 anos

Obrigação de fazer - Tratamento Autista - Tutela de Urgência

Quando o plano de saúde deverá reembolsar despesas de tratamentos médico-hospitalares realizados fora da rede credenciada?

Ubiratan Figueiredo, Advogado
Notíciashá 2 anos

ANS garante cobertura de tratamentos de transtorno do espectro autista

Câmara dos Deputados
Notíciashá 6 anos

Projeto que estabelece direitos a portadores do transtorno autista é defendido em audiência pública

Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)